Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/10/12 às 18h51 - Atualizado em 31/10/12 às 18h51

Taguatinga ganha Comitê de Transporte

Os membros do Comitê de Transporte de Taguatinga tomaram posse na noite desta terça-feira (30) durante reunião do grupo de trabalho. A comunidade, agora, passa a ter um novo canal de diálogo, onde será possível apresentar as demandas dos moradores diretamente ao Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).

O grupo anunciou durante a cerimônia uma das primeiras conquistas para os moradores de Taguatinga. Segundo o diretor Técnico do DFTrans, Lúcio Lima, a cidade irá receber 25 novos abrigos de ônibus. 

“O objetivo desse grupo de trabalho é dar oportunidade para que a comunidade seja ouvida. Todos esses abrigos que estão sendo instalados foram solicitados pelos próprios moradores. E esperamos até o fim do ano instalar, pelo menos, mais 50 novos abrigos”, afirmou Lima.

Os comitês, instituídos pela Lei Distrital nº 239/1992, será presidido pelo administrador regional de Taguatinga, Carlos Jales. Os demais integrantes são escolhidos por entidades representativas da cidade.

“Esse comitê é de grande relevância para Taguatinga. A nossa cidade necessita de um debate amplo sobre a questão do trânsito, pensar no hoje e nos próximos 50 anos. Todo o grupo está empenhado em buscar atender as demandas dos moradores de forma a valorizar a nossa cidade, sem nenhum tipo de agressão”, ressaltou o presidente do Comitê de Trânsito de Taguatinga, o administrador Jales.

O presidente da Associação dos Usuários do Transporte Urbano do Distrito Federal e do Brasil (AUTRAC), Vidal Guerra, aprovou a iniciativa de reunir governo e comunidade para debater a situação do transporte público na cidade. 

“Em 1998, quando fundamos a AUTRAC, era apenas um grupo pequeno lutando pela melhoria no transporte público. Agora, ver governo e sociedade, juntos, pensando em soluções e ações é muito positivo. É importante ver esse empenho por parte da Administração de Taguatinga e do DFTrans, em querer oferecer um transporte de qualidade”.

Guerra frisou que o trabalho será intensificado para que as ações não fiquem apenas no papel. “Essa é a primeira vez que estamos vendo o governo se preocupar com o sistema de transporte como um todo, seja com o usuário e com suas precariedades. Vamos trabalhar em conjunto para que possamos cobrar que estas ações sejam realmente implantadas”, disse.

O prefeito comunitário da QND e da Praça do Bicalho também esteve presente na reunião. “Estamos muito felizes em poder participar de um grupo que tem vontade de trabalhar para o bem da nossa cidade. Taguatinga precisa de ações concretas e vamos, junto com o governo, transformar o sistema de transporte da nossa região”.

A próxima reunião do Comitê de Transporte de Taguatinga foi agendada para o dia 28 de novembro, no auditório da administração regional. 


Fonte: ASCOM da Administração Regional de Taguatinga