Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/10/21 às 18h20 - Atualizado em 5/11/21 às 10h58

O zebrinha voltou

A medida foi aprovada pelo Conselho do Transporte Público Coletivo

 

 

Os ônibus que circulam nas linhas do Serviço de Transporte Vizinhança, no Distrito Federal, voltarão a ter as cores tradicionais que os tornaram conhecidos como “zebrinhas”. Os veículos com listras brancas e vermelhas deverão estar em operação até fevereiro de 2022.

 

“Vamos resgatar as cores do transporte vizinhança, de forma que os usuários poderão identificar com facilidade os veículos dessas linhas”, disse o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro.

 

Segundo o secretário, muitas pessoas pensam que o vizinhança foi descontinuado, pois os micro-ônibus circulam atualmente com as cores iguais aos demais ônibus das operadoras. “Além de facilitar para essas pessoas, a volta do zebrinha vai resgatar essa parte da história do transporte público coletivo na capital”, disse Casimiro.

 

As cores do zebrinha foram aprovadas pelo Conselho do Transporte Público Coletivo do DF e publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta terça-feira (26), por meio da Resolução nº 4.748 de 13 de outubro de 2021. De acordo com o visual aprovado, os veículos terão uma faixa branca até a altura dos faróis, e na parte superior predomina a cor vermelha com algumas listras brancas.

 

O Serviço de Transporte Vizinhança conta com 46 veículos que circulam em 12 linhas na área central do DF, que inclui Asa Sul, Asa Norte, Esplanada dos Ministérios, Cruzeiro, Octogonal, Sudoeste e os setores de Autarquias, Bancário e Comercial, além de duas linhas que vão até o Aeroporto. As linhas são: 06, 07, 11, 16, 22, 23, 24, 25, 30, 31, 32 e 35.

 

História

O transporte vizinhança começou a operar no início da década de 1980, por meio da Portaria nº 61, de 10/07/1980, que ainda está em vigor. O início da operação foi em 30 de abril de 1981, com tarifa diferenciada e os veículos circulando entre as quadras da Asa Sul e Asa Norte (W1 e L1), além da Esplanada dos Ministérios, Lago Sul e nas proximidades de bancos, autarquias e comércio da região central da capital federal.

 

Os ônibus com listras brancas e vermelhas circularam até 2012, quando a nova licitação do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF determinou as cores dos veículos de acordo com cada área de operação. Atualmente, alguns micro-ônibus estão na cor verde e outros na cor amarelo. Depois de 10 anos, os “zebrinhas” voltarão a circular em Brasília com as cores originais.