Governo do Distrito Federal
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26/10/12 às 19h22 - Atualizado em 26/10/12 às 19h22

DFTrans já tem seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) acabou de aprovar – e já está publicado na página eletrônica da autarquia – o seu Plano Diretor Plano Diretor de Tecnologia da Informação ( PDTI). Esse é o primeiro documento do DFTrans na área de planejamento estratégico, e sua vigência compreende os anos 2012 e 2013, com revisão marcada para acontecer em seis meses após a sua publicação.

O DFTrans é a autarquia gestora, no âmbito do Governo do Distrito Federal, do Sistema de Transporte Público Coletivo no DF. Criado pela Lei nº 241, de 28/02/1992 – inicialmente com a denominação de Departamento Metropolitano de Transporte Urbano do Distrito Federal (DMTU/DF) –, passou a chamar-se DFTrans a partir do Decreto nº 23.902, de 11/07/2003. 

A autarquia tem a competência de planejar, gerir, controlar e fiscalizar os serviços de transporte coletivo, público e privado, além de cuidar da infraestrutura de apoio ao sistema, de forma a assegurar a prestação adequada dos serviços quanto à qualidade, regularidade, eficiência, segurança, conforto e modicidade tarifária.

Como ente responsável por aferir o cumprimento – por parte dos operadores do STPC/DF – de critérios e parâmetros operacionais, tecnológicos e demais normas e instrumentos legalmente estabelecidos, é fundamental que a autarquia obtenha, de forma confiável, as informações do sistema de transporte público e de sua operação por parte dos delegatários.

Na busca por essas informações, esse planejamento estratégico em TI é extremamente necessário para a tomada das futuras decisões por parte dos gestores do STPC/DF, que passam a estar mais balisados nos moldes das boas práticas de governança e gestão de Tecnologia da Informação.