Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/11/20 às 14h31 - Atualizado em 24/11/20 às 14h36

Dê sua opinião sobre a obra da Via Ponte Paranoá

COMPARTILHAR

 

Semob realiza audiência pública nesta sexta-feira (27) , às 14 horas no Auditório do DER

 

As pessoas interessadas em debater a obra de duplicação de trecho da DF-001, incluindo a Ponte sobre o córrego Paranoá (Via Ponte Paranoá), poderão participar da audiência pública que será realizada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade, nesta sexta-feira (27).  A reunião terá duas horas de duração, com início às 14h, no Auditório do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal – DER/DF, localizado no Edifício Sede do DER/DF, SAM – Bloco C – Setor Complementares, Brasília-DF.

 

Devido às normas de combate à pandemia da Covid-19, só poderão adentrar ao auditório 16 pessoas de cada vez. Mas a audiência será transmitida em tempo real pela internet, pelo canal da Semob, no Youtube, e permanecerá gravada para consultas. Durante a transmissão ao vivo, os interessados poderão participar também por meio de mensagens de áudio ou vídeo em WhatsApp. Também poderão protocolar as contribuições por escrito, na recepção do auditório.

 

Envie sua contribuição

 

A participação nos debates para aprimorar o projeto da Via Ponte está aberto a qualquer interessado. Mesmo após a audiência, as contribuições poderão ser encaminhadas até o dia 11 de dezembro de 2020, por meio de mensagem para o endereço consultaviaponte@semob.df.gov.br.

 

As contribuições por escrito e com identificação do remetente também podem ser protocoladas no endereço: Setor de Áreas Isoladas Norte – SAIN – Estação Rodoferroviária Sobreloja Ala Sul – CEP: 70631-900, Brasília-DF – em dias úteis de 8h00 às 12h00 e de 13h00 às 18h00; ou enviadas pelo correio, com aviso de recebimento, para o mesmo endereço. Será considerada a data de postagem até o último dia da consulta pública.

 

 

Conheça a obra

 

Os estudos para realizar a obra da Via Ponte estão disponíveis para consulta no site da Secretaria de Transporte e Mobilidade. Também estão à disposição as minutas de edital e contrato, e as planilhas da modelagem econômico-financeira juntamente com as orientações para participação da sociedade no processo de discussão da matéria.

 

A construção, conservação e manutenção de toda a infraestrutura viária da continuação e duplicação de trecho da DF-001, inclusive Ponte sobre o córrego Paranoá (Via Ponte Paranoá), será por meio de Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade concessão administrativa. O investimento previsto é de R$ 234,9 milhões, e o contrato terá duração de 17 anos.

 

A obra da Via Ponte tem o objetivo de melhorar as condições de tráfego da DF-001, especialmente da região do Paranoá e Jardim Botânico, com a sua duplicação e a retirada do tráfego da Barragem do Paranoá.

 

O projeto prevê a construção em pista dupla do segmento da Estrada Parque Contorno (EPCT) até a interseção com a DF-005, totalizando 7,17 quilômetros. Dentro desse trecho será construída uma ponte de 380 metros sobre o córrego Paranoá. Após a entrega das obras o parceiro privado ficará responsável pela manutenção e conservação da via e da ponte até o final dos 17 anos do contrato.

 

A Via Ponte terá o projeto definido após o debate com a sociedade sobre os estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica, e as respectivas minutas de edital e contrato. Todos esses documentos se encontram na página da Semob, no endereço eletrônico www.semob.df.gov.br.