Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/11/12 às 17h35 - Atualizado em 5/11/12 às 17h35

Usuários terão acesso à nova modalidade de cartão

COMPARTILHAR

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) e o Banco de Brasília (BRB) assinaram, nesta segunda-feira (5), convênio que cria o cartão pré-pago para facilitar o acesso ao transporte público coletivo. A previsão é de que, até o início do mês de dezembro, os usuários possam comprá-los nos postos do DFTrans e nas lojas de conveniência do BRB.

“Esse ato fortalece ainda mais a gestão do Estado para garantir a eficiência do sistema, que deve estar voltado, fundamentalmente, para os usuários”, defendeu o diretor geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella, ao assinar o convênio.

Para ele, o processo é o primeiro passo para modernizar o transporte local, uma vez que, assim que houver a integração, o novo cartão funcionará como bilhete único. “Queremos fazer a integração o mais rápido possível, inclusive, antes da conclusão do procedimento licitatório, para que, quando a frota nova chegar, já tenhamos integrado todo o sistema de transporte público”, defendeu.

O diretor adiantou que será feita uma integração experimental das linhas de ônibus entre Ceilândia, Taguatinga e Plano Piloto. “Estamos nos antecipando e implantando o bilhete único especialmente nesse corredor, que atende a um maior número de passageiros por dia. A previsão é de que o processo comece ainda neste mês”, adianta.

Apesar de o foco do novo cartão ser a integração, o coordenador do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do DFTrans, Luiz Gonzaga, explica que todos os usuários poderão comprá-lo. “Vai funcionar como um cartão normal. Custa R$ 10 e é recarregável. O usuário pode colocar a quantidade de crédito que precisar.”

O presidente do BRB, Jacques Pena, destacou que toda a população do DF sai ganhando com a novidade. “Para o DFTrans, é importante porque está se modernizando o sistema, tendo mais controle e melhorando o atendimento à população. Já para o BRB e toda a sua rede de correspondentes, o convênio é interessante porque prestará mais um serviço importante à comunidade”, finalizou.

Confira as fotos da assinatura do convênio.