Governo do Distrito Federal
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7/01/13 às 13h56 - Atualizado em 7/01/13 às 13h56

Transporte Executivo ligará Sudoeste à Esplanada

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A nova linha de ônibus entrará em circulação em 14 de janeiro. Objetivo é aumentar a mobilidade urbana e reduzir o número de carros na região central do Plano Piloto

A partir da próxima segunda-feira (14), o Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal ganhará um novo itinerário. A Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) vai começar a operar mais uma linha de ônibus complementar, que ligará a Região Administrativa do Sudoeste/Octogonal à Esplanada dos Ministérios, passando pelo Terminal do Cruzeiro, Terraço Shopping, Palácio do Buriti e HFA.

O serviço contará com frota de cinco micro-ônibus com capacidade para 26 passageiros sentados. “O objetivo é proporcionar um complemento do transporte àquela população que precisa de um nível de conforto superior para deixar seu carro em casa e ir ao trabalho de ônibus”, enfatiza o diretor geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella.

A nova linha 0.165 – Sudoeste/Esplanada – circulará entre 7h e 19h, de segunda a sexta-feira, com saídas a cada 15 minutos a partir do Terminal Rodoviário do Cruzeiro. Nos veículos, a população vai encontrar poltronas reclináveis, ar-condicionado e internet. O preço da passagem será R$ 5 e os carros contarão com validadores do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do DFTrans para registro dos cartões. Além dos cinco micro-ônibus haverá um veículo reserva, conforme determinação legal.

“O modelo deverá ser estendido a outras regiões do DF, como Águas Claras, Sobradinho, Lago Sul, Lago Norte e Plano Piloto. Trata-se de um processo que se descaracterizou ao longo do tempo e precisa ser retomado para atender à população”, defende Campanella.

A modalidade não é novidade no DF. Serviço semelhante foi prestado pela TCB entre os anos de 1975 até meados da década de 1990.  Recentemente, o Distrito Federal passou a contar com a linha Executiva do Aeroporto, criada para atender passageiros do terminal que precisam se deslocar para os setores hoteleiros Sul e Norte.

Segundo o presidente da TCB, Carlos Alberto Koch, o percurso que atenderá aos moradores da Octogonal e do Sudoeste possui, ao todo, 23,5 quilômetros de extensão e a intenção é ampliar a modalidade. “Pretendemos integrar esse serviço ao que já existe no aeroporto”, adianta.

De acordo com dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), 54,4% dos moradores do Sudoeste e da Octogonal trabalham nas administrações públicas federal e distrital, localizadas na área central do Plano Piloto e em lugares como o Palácio do Buriti, Câmara Legislativa, Tribunal de Justiça do DF, Esplanada dos Ministérios, setores de Autarquias e Bancário Sul e Norte, entre outros.

Melhorias – A medida faz parte do projeto de mobilidade urbana do Governo do Distrito Federal. Além dela, há várias outras que têm como objetivo trazer melhorias aos usuários do transporte público coletivo. Entre elas, a implantação das cinco faixas exclusivas para ônibus no DF, que permite maior fluxo e reduz o tempo percorrido nas viagens, e a licitação do Novo Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC), que está em andamento. Quando concluída, a concorrência permitirá a renovação de 75% da frota, a integração operacional e o controle com informações aos usuários.

 

Itinerário: Sentido circular

Rodoviária do Cruzeiro

EPCB (HFA)

Via HCE 2

Via HCE 1

1ª Avenida do Sudoeste

Via S1 Oeste

Via S1 Leste (Esplanada)

Via Ligação S1/N1 (Prox. Praça dos Três Poderes)

Via N1 Leste (Esplanada)

Via N1 Oeste

Via de Ligação N1/S1 (Praça do Cruzeiro)

Via S1 Oeste

1ª Avenida do Sudoeste

EPCB

Rodoviária do Cruzeiro