Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/02/20 às 14h40 - Atualizado em 20/02/20 às 16h26

Santa Maria terá linhas do BRT para W3 Norte e Setor de Indústrias Gráficas

COMPARTILHAR

Nova operação mantém as linhas convencionais e oferece opções de linhas semiexpressas

 

Os usuários do transporte público coletivo de Santa Maria contarão com 5 novas linhas do BRT, a partir do próximo dia 22 de fevereiro. A nova operação foi debatida em audiência pública, na sede da Administração Regional de Santa Maria, na última quarta-feira (12/2). Para atender aos usuários, serão mantidas as atuais linhas convencionais (252.1 e 272.1) nos horários de pico. Após duas semanas, a Semob irá avaliar a preferência dos usuários entre os dois tipos de linhas.

 

De segunda a sábado, a cidade terá uma linha semiexpressa do BRT, passando pelo Eixão, indo direto para a W3 Norte, e uma linha para o Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Com partidas do Terminal de Santa Maria, os ônibus irão realizar viagens no período de pico da manhã entre 5h e 8h. As viagens de volta serão das 16h às 20h.

 

Ainda no sistema BRT, haverá duas linhas integradas saindo da Estação Park Way (Floricultura), uma para a W3 Sul/Norte e outra para o SIG, com viagens de segunda a sábado nos horários entre 7h55 e 16 horas. No domingo, uma linha sairá do Terminal de Santa Maria para a W3 Norte, passando pelo SIG.

 

As novas linhas serão operadas com a utilização de 20 ônibus novos, todos do modelo Padron BRT, com ar-condicionado, suspensão a ar, motor traseiro, câmbio automático e wi-fi gratuito. Além do conforto, os usuários contarão com viagens mais rápidas, com ganhos de pelo menos 35 minutos. Os ônibus farão uma parada na Estação Floricultura e depois só farão paradas na W3 Norte. A linha do SIG fará paradas na EPIA.

 

As atuais linhas convencionais (252.1 e 272.1), que oferecem 171 viagens por dia, fazem o percurso de forma que todos os ônibus passam pela W3 Norte e pelo SIG. Na nova operação, haverá também a opção de linhas separadas no sistema BRT. Nos dias úteis em horário de pico, os usuários que acessarem os ônibus no Terminal de Santa Maria contarão com 78 viagens (ida e volta) para a W3 Norte e 75 viagens (ida e volta) para o SIG. Na Estação Floricultura, no entrepico, serão 58 viagens (ida e volta) para a W3 Sul/Norte e 30 viagens (ida e volta) para o Setor Gráfico. As linhas do BRT terão 40% mais opções de viagens do que nas linhas convencionais.

Menor tempo de espera

 

Alterações que ocorrerão também em linhas circulares (alimentadoras) em Santa Maria deverão contribuir para elevar o ganho no tempo total de viagem. Uma das mudanças é o aumento de 104 viagens nas linhas circulares, nos dias úteis. O aumento na frequência de viagens proporcionará também a redução no tempo de espera nas paradas.

 

As duas linhas de ônibus que atualmente ligam Santa Maria à W3 Norte e SIG são operadas com ônibus básicos. As novas linhas do BRT irão proporcionar ao usuário um atendimento de forma mais rápida, com maior número de viagens e maior cobertura de itinerários. Com as novas linhas, o GDF amplia o atendimento ao Plano Piloto no sistema BRT Sul, integrando o Terminal de Santa Maria ao Park Shopping, W3 Norte e Setor Gráfico.

 

BRT exige cartão

 

O sistema do BRT é operado por meio de cartões, que podem ser obtidos na Rodoviária do Plano Piloto, nos terminais e na Galeria dos Estados. As recargas podem ser feitas também nos postos do BRB. Os usuários das linhas convencionais que não possuem nenhum tipo de cartão do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF precisarão providenciar seus cartões, porque nas linhas do BRT, não será possível pagar a passagem em dinheiro.