Governo do Distrito Federal
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18/02/13 às 15h21 - Atualizado em 18/02/13 às 15h21

Postos do DFTrans atendem mais de 80 mil alunos desde o início de janeiro

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O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informa que, do dia 2 de janeiro até 15 de fevereiro, 81.841 alunos foram atendidos nos dez postos do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA). Desse total, 31.301 foram em relação às recargas do Passe Livre Estudantil (PLE) e 50.540 foram para alteração ou novos cadastros.

A autarquia destaca que, desde o dia 9 de fevereiro, o atendimento nos dez postos SBA/DFTrans foi ampliado aos sábados, das 8h às 13h. De segunda a sexta-feira, o funcionamento vai das 8h às 17h.

Desde o dia 4, o posto do SBA/DFTrans de Taguatinga (C10, Centro – próximo ao colégio EIT) funciona com o horário ampliado. A unidade atende ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h. Na unidade instalada no posto Na Hora, em Ceilândia, os serviços também funcionam em horário diferenciado: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30.

O diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella, lembra que todas as medidas foram tomadas para que os alunos fossem atendidos o quanto antes do início das aulas.

“Começamos o atendimento aos alunos beneficiados do PLE desde o início do ano. No mês de janeiro, nossa unidade móvel esteve no Campus da UnB (Universidade de Brasília ) e realizou mais de 4 mil atendimentos de recarga do cartão, o que desafogou os postos. Até a segunda quinzena de março, a unidade itinerante atenderá aos alunos de Planaltina. Além disso, as unidades realizaram atendimentos durante o carnaval e já abrimos os postos aos sábados”, ressalta Campanella.

“A intenção é criar um sistema que permita entregar a declaração no próprio ato de matrícula. Esperamos que, ao longo deste ano, consigamos fazer isso para que não haja a necessidade dos pais e dos alunos terem que se concentrar nos postos do DFTrans no início do ano”, complementa o diretor.

Serviço – Nos postos do SBA, os cidadãos podem, além de outros serviços, adquirir o cartão para o uso no sistema já integrado. E os alunos podem se inscrever no Passe Livre Estudantil, inserir créditos nos cartões, além de fazer alterações no cadastro.

Postos do SBA


Atendimento e recarga:

 

Setor Comercial Sul: (Ed. Palácio do Comércio, Qd.2)

Setor de Diversões Sul: (Conic, Ed. Boulevard, subsolo)

Samambaia: (QN 318, CJ. 2 – próximo às Americanas)

Gama: (Terminal Rodoviário – Área Especial S/N Setor Central)

Taguatinga: (C10, Centro – Próximo à EIT)

Sobradinho: (Ed. Varanda Shopping – Próximo à Feira Modelo)

Planaltina: Vale do Amanhecer (Quadra 84, Lote 16 – Terminal 064, Vila Pacheco)

Ceilândia: Posto Na Hora – Shopping Popular (QNM 11 – Área Especial),

Somente atendimento:

Planaltina: (Rodoviária da cidade)

Plano Piloto: (Rodoviária do Plano Piloto)

 

Documentação

 – Termo de compromisso legal para Aquisição de Créditos Estudantis 2013 (disponível nos postos do DFTrans/SBA);

– CPF (original e cópia) do estudante. No caso de menores de idade, cópia da identidade e CPF da mãe ou do responsável legal;

– Carteira de identidade ou certidão de nascimento (original e cópia);

– Declaração escolar (Vigente – validade de 30 dias);

– Cópia do comprovante de residência (água, luz ou telefone fixo) em nome do aluno, dos pais ou responsável (este comprovante deve ter sido emitido nos últimos 03 meses). Caso o aluno não possua nenhum comprovante de residência (conta de água, luz, telefone fixo ou contrato de locação de imóvel) em seu nome ou em nome do responsável, o mesmo deverá retirar uma declaração de residência em qualquer posto de atendimento do SBA/DFTrans (exceto rodoviária e 114 Sul), para que a mesma seja preenchida e assinada pelo proprietário do imóvel. Esta deverá ser anexada a uma cópia do comprovante de residência do proprietário, sob pena do artigo 299 do Código Penal, garantindo a veracidade dos dados informados.