Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/11/13 às 15h29 - Atualizado em 29/11/13 às 15h29

Novos ônibus são monitorados em tempo real

COMPARTILHAR

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) iniciou as atividades de rastreamento dos ônibus por meio de GPS. Um Centro de Supervisão Operacional (CSO) foi instalado na autarquia, em caráter provisório, e a fase de testes para uma estrutura de informações que permita que dados sejam obtidos pelo usuário em tempo real, já está adiantada.

Por meio de painéis de vídeo e de relatórios gerenciais, o DFTrans supervisionará o Sistema de Transporte Público do Distrito Federal. “Todos os novos ônibus serão monitorados 24 horas por dia, sete dias na semana. Haverá transmissão de dados sobre a posição e a velocidade do veículo. Isso acontecerá a cada cinco segundos, por meio de equipamentos instalados dentro dos coletivos”, relata o diretor-geral da autarquia, Marco Antônio Campanella.

Os dados gerados permitirão saber onde cada veículo está a qualquer instante e ajudará nas atividades de planejamento e programação de linhas, na fiscalização do sistema e na transmissão de informações aos passageiros. O foco está nos serviços oferecidos aos passageiros e à população do DF.

“As informações geradas serão usadas para realização de ajustes no sistema de ônibus e para geração de informações confiáveis aos cidadãos. Os operadores de ônibus controlarão o sistema viagem a viagem, carro a carro, pelos Centros de Controle Operacionais (CCO) instalados nas dependências de cada empresa”, explica Campanella.

Outra vantagem é que os motoristas dos ônibus podem se comunicar em tempo real com os centros de controle, avisando e recebendo informações. É o que acontece, por exemplo, quando é preciso adequar horário ou avisar o motorista que há um acidente ou obras à frente, indicando a necessidade de sair do trajeto original e comunicando o desvio a ser feito.

Assim, tempos de viagens poderão ser ajustados permitindo mais tranquilidade para os motoristas trabalharem, mais pontualidade para o passageiro, mais economia para o sistema e melhor desempenho no trânsito.

Leia também...