Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/03/16 às 18h28 - Atualizado em 19/09/19 às 15h48

Mais de 100 mil estudantes fazem cadastro ao PLE

COMPARTILHAR

 


 

 

 

 

O cadastramento dos estudantes do Distrito Federal ao Passe Livre Estudantil (PLE) segue a todo vapor. Até a manhã desta quinta-feira (17), cerca de 100 mil pessoas já haviam acessado o site www.passelivreestudantil.df.gov.br e enviado os dados para obter ou atualizar o benefício. Os cadastros aprovados chegam a 26,5 mil.

De acordo com o diretor-geral do Transporte Urbano do DF (DFTrans), Léo Carlos Cruz, são realizados mais de 5 mil cadastros por dia. Os dias de maior acesso ao site foram 1º de março, data do início do processo, com quase 13,5 mil; e dia 4, com 8,3 mil. “Contamos com a ajuda do usuário, no sentido de prestar bastante atenção às orientações e evitar contratempos no preenchimento do cadastro e no envio dos documentos. Quanto maior a atenção, mais ágil será a nossa análise”, orienta.

Os cartões devem ser entregues em até 20 dias úteis a partir do dia da inscrição. O cadastramento vai até 1º de abril. Quem já tem o cartão continuará utilizando o que possui. Apenas receberá um novo cartão alunos que estão fazendo a inscrição pela primeira vez e quem está solicitando a segunda via, o que equivale a cerca de 10% do total. Estes serão entregues no posto do DFTrans específico para atendimento ao estudante, na Rodoviária do Plano Piloto, mediante convocação do aluno por e-mail. Para entrega do cartão, será solicitado o CPF do estudante.

CIL

Uma boa notícia foi a manutenção do Passe Livre Estudantil (PLE) para os alunos dos Centros Interescolares de Línguas (CILs) da Secretaria de Educação e para os estudantes que moram na Região Metropolitana, mas estudam e utilizam transporte do DF. Uma análise detalhada da lei que rege o benefício garantiu o serviço a essas pessoas. Assim, quem mora no Entorno, mas utiliza o transporte público do DF para estudar, em Brasília, também tem direito ao cartão estudantil.

Segundo a legislação, o Passe Livre Estudantil é direcionado para quem mora a mais de um quilômetro da instituição ou do estágio obrigatório. Cursos de línguas não reconhecidos pelo Ministério da Educação ou pela Secretaria de Educação e preparatórios para concurso público ou pré-vestibular, entretanto, não dão direito ao Passe Livre Estudantil.

Os estudantes têm direito a 54 viagens mensais por linha. O aluno não precisa se preocupar em indicar as linhas a serem utilizadas. Após análise dos dados, o próprio DFTrans se encarregará de selecionar o itinerário. O benefício será válido para os trajetos residência – escola – residência ou residência – escola – estágio – residência, de acordo com a lei nº 4.462/2010 (Lei do Passe Livre Estudantil). O cartão não dá direito a viagens aos fins de semana.