Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/06/13 às 13h01 - Atualizado em 21/06/13 às 13h01

Licitação do transporte é exemplo para outros estados

COMPARTILHAR

Goiás debate com governo do DF possibilidades para resolver falta de ônibus no Entorno

BRASÍLIA (20/6/13) – Representantes do governo de Goiás e da comunidade goiana se reuniram hoje com o GDF para saber detalhes da licitação em curso do transporte público do Distrito Federal, com o objetivo de seguir o exemplo para melhorar o transporte público no Entorno.

“O DF demostrou coragem ao fazer a licitação. Podemos ajustar a organização do sistema aqui dentro com a organização externa que Goiás mostrou ter disposição para fazer ao assumir esse compromisso”, afirmou o secretário de Transportes, José Walter Vazquez.

A proposta do governo goiano é assinar um convênio, com a anuência do GDF, para estruturar um consórcio entre os municípios de gestão do transporte público no estado.

“Esse sistema de consórcio já funciona em outros estados, mas é preciso a aprovação nas assembleias do DF e de Goiás, o que leva tempo”, destacou o secretário.

“O transporte deve ser uma prioridade no Entorno, e o momento para mudar a realidade deve ser agora”, enfatizou o secretário de Governo de Goiás, André Clemente.

MEDIDAS – O GDF propôs uma reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com todos os órgãos envolvidos, maneira de resolver, a médio e curto prazo, a falta de ônibus no Entorno.

Previsto para o início da próxima semana, o encontro pretende discutir questões como a criação de um contrato emergencial para colocar mais coletivos na região.

Outra alternativa é a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para ampliar a oferta de transporte nos municípios próximos à capital do país.

Ainda de acordo com o secretário de Transportes do DF, a solução também passa pela construção de uma terceira pista na BR-040 – saída para a região Sudeste do país – como via preferencial para os ônibus do transporte público circularem com mais fluidez.

LICITAÇÃO – Pela primeira vez, o sistema de transporte público foi licitado no Distrito Federal, e os primeiros novos coletivos começam a chegar à capital federal na próxima semana, com 32 veículos apenas na Estrutural.

Ao assumir o controle do setor, o GDF não apenas conseguiu elaborar estudos para a melhoria do transporte como também passou a planejar sua modernização.


Fonte: Agência Brasília