Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/04/13 às 21h38 - Atualizado em 16/04/13 às 21h38

GDF recebe propostas financeiras de empresas candidatas a operar a Bacia 1

COMPARTILHAR

Vencedora atenderá linhas que servem regiões de Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho II, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal

BRASÍLIA (16/4/13) – O Governo do Distrito Federal, por meio da Comissão Especial de Licitação, recebeu hoje, às 9.00, as propostas financeiras das duas empresas candidatas a operar a Bacia 1 do novo modelo do Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC/DF). Essa é a última fase da licitação.

Consórcio Metropolitano e Viação Piracicabana disputam a operação dessa bacia. Vence a concorrência a empresa que oferecer a menor tarifa técnica. Não há prazo determinado para que a comissão avalie as propostas. As cidades que englobam a Bacia 1 são: Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho II, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal, com frota de 417 ônibus.

Após a publicação da empresa ganhadora da concorrência, os contratos serão assinados. A partir daí, começará a contagem do prazo de seis meses para que os novos ônibus entrem em operação nas três últimas bacias.

As bacias 2 e 5 – vencidas pela Viação Pioneira e Expresso São José – tiveram os contratos assinados no fim de dezembro. Pelas regras do edital, as duas empresas têm até o início de julho para colocar em circulação a nova frota. A Bacia 3 será operada pela empresa HP-ITA e a Bacia 4 estará sob a responsabilidade da empresa Marechal.

Grande desafio – O edital da licitação por bacias foi lançado em 2 de março de 2012 e sofreu mais de 130 ações judiciais e administrativas. Chegar à fase final do processo foi um dos maiores desafios do Governo do Distrito Federal.


Fonte: Agência Brasília