Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/03/16 às 20h49 - Atualizado em 7/11/18 às 16h44

Gama e Ceilândia ganham novas linhas de ônibus

COMPARTILHAR

Também haverá ampliação de itinerário e horários estendidos. Mudanças começam no sábado (19)

O transporte coletivo no Distrito Federal terá mudanças no Gama e em Ceilândia a partir de sábado (19), com novas linhas e ampliação de horários. O objetivo é atender a pedidos da comunidade. “É importante ressaltar que nenhuma área deixará de ser atendida; é uma expansão da operação”, explica o diretor-técnico do Transporte Urbano do DF (DFTrans), Marcio Antonio Ricardo de Jesus.

Uma nova linha circular (a 3208) levará passageiros do Terminal do Gama Sul à área central. Serão viagens a cada 20 minutos, das 6 às 20 horas. O terminal também será o ponto de partida da 217.2, que antes saía da Rodoviária do Gama. A linha vai para a W3 Norte e ganhou mais três horários. O novo itinerário e a tabela horária atualizada poderão ser vistos no site da autarquia.

Integração
Ainda na região administrativa, o DFTrans retirou duas linhas que saíam da Vila Departamento de Viação de Obras — conhecida como Vila DVO — com destino às W3 Sul e Norte. O objetivo é melhorar o serviço e dar mais opções aos passageiros durante o dia. Isso porque a 0.219 faz apenas duas viagens; e a 219.1, meia (só ida).

Com as modificações, quem quiser ir à W3 Norte pegará a alimentadora 3305, que o deixará no Terminal Gama Sul, onde poderá embarcar no ônibus da linha 217.2. Para atender à demanda, o número de viagens diárias saltou de 49 para 62, e o itinerário foi ampliado.

Já o passageiro que precisar ir à W3 Sul terá duas opções de alimentadoras: a 3303 ou a 3305, que seguirão até o Terminal de Santa Maria, onde será possível acessar a 2303, parte do Expresso Sul.

Desde o início desta semana, funcionários do DFTrans distribuíram mil panfletos sobre as mudanças. O diretor-técnico da autarquia esclarece que qualquer pessoa tem direito à integração, pagando apenas uma passagem mesmo quando há necessidade de trocar de veículo. Para isso, é preciso estar com o cartão do Sistema de Bilhetagem Automática.

Ceilândia
Também começa neste fim de semana a funcionar a linha que sairá do Terminal do P Sul, em Ceilândia, em direção ao Taguacenter, em Taguatinga. O itinerário, que passará pela Guariroba e pelo centro de Ceilândia, será uma opção para passageiros do Condomínio Pôr do Sol.

A 933.2 circulará das 5 horas às 22h46 (último horário de saída do terminal). De segunda a sexta-feira, serão 39 viagens; aos sábados e domingos, 21. “Como sempre, vamos monitorar e, caso haja necessidade, esse número pode aumentar”, explica Márcio Antônio de Jesus. Os ônibus serão da Marechal, e a passagem custará R$ 2,25.