Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/04/13 às 17h14 - Atualizado em 26/04/13 às 17h14

Audiência discute transporte público no DF

COMPARTILHAR

O fortalecimento da Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) esteve em discussão nesta quinta-feira (25) durante audiência pública, no auditório da Câmara Legislativa. Na ocasião, parlamentares, servidores e representantes do GDF fizeram o balanço das atividades da autarquia nos últimos anos e traçaram metas para o futuro.

“Soluções para a mobilidade urbana são essenciais à manutenção e melhoria da qualidade de vida da população”, enfatizou o diretor-geral da DFTrans, Marco Antonio Campanella, ao analisar a realidade do transporte público local. Criação de faixas exclusivas, renovação da frota e construção de abrigos foram algumas das ações implementadas recentemente e citadas pelo diretor-geral.

Segundo Campanella, o fortalecimento da DFTrans passa, também, pela contratação de novos servidores e a criação de incentivos que motivem a permanência dos funcionários. “Só a renovação da frota não resolve os problemas. É preciso investir na gestão e no planejamento”, complementou.

Presente à audiência, o secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda, destacou a importância de se prestigiar as carreiras do GDF, principalmente aquelas relacionadas com a mobilidade urbana. “Temos um olhar especial para essa área. Pois, ao se adequar as carreiras e garantir melhores condições de trabalho, motivamos os servidores, o que se reflete na qualidade dos serviços prestados”, ponderou.  

O presidente da Associação dos Servidores da Carreira Atividades em Transporte Urbanos do DF (Assetransp), Wagner Araújo, considerou o encontro positivo. “Foi  uma oportunidade de mostrar o trabalho daqueles que atuam em prol da melhoria do transporte público. E o reconhecimento da população pode sensibilizar o governo quanto ao valor dos servidores que atuam na área”, avaliou Araújo, que, ao final da reunião, entregou às autoridades documento propondo melhorias na carreira.

A audiência foi iniciativa do deputado distrital Agaciel Maia (PTC), que também destacou a importância da autarquia. “O plano de carreira na DFTrans deve ser fortalecido, entre outros aspectos, por sua competência e papel no planejamento e na gestão do transporte público coletivo do DF”, analisou.